domingo, 17 de junho de 2007

"Universidade sitiada?" - por Gustavo Petta, presidente da UNE

Abaixo publicamos trecho do artigo de Gustavo Petta sobre a Universidade Pública.
O texto original é do site da UNE

O debate sobre a universidade pública está na ordem do dia. A ocupação da reitoria da USP, a maior do país, chamou a atenção de toda a sociedade para os problemas por quais passam essas instituições. Com a discussão no ar, setores envolvidos com a questão realizaram diagnósticos e emitiram opiniões de como encontrar soluções para a crise instalada.

Crise atribuída aos estudantes, mas que é gerada de fato pelo Palácio dos Bandeirantes, quando apostou na passividade de muitos dirigentes, professores e funcionários para realizar a sua política de maneira tão vertical.

Coube ao movimento estudantil, como na maioria das vezes, iniciar a confrontação em defesa da educação pública.

O movimento na USP e nas demais instituições não acontece sobre um vazio, por capricho ideológico ou voluntarismo juvenil. O fato é que a educação do Estado de São Paulo e do Brasil vivencia uma crise aguda. E os decretos só vieram a reforçar esse cenário.

É na década passada que a crise se gesta. As políticas neoliberais chegaram à universidade sob a forma de corte de verbas, carência estrutural, reinado dos índices de produtividade (vide "papers"), desprezo pela ciência básica e hiper-valorização da relação com o "mercado". Esses fatores deformaram a idéia de universidade e criaram cursos de 1ª, 2ª e 3ª categoria, além de implodir o tripé ensino, pesquisa e extensão(...)
Leia o texto na íntegra

2 comentários:

Vitor Taveira disse...

tá...mas que fique claro que a ocupacao da usp e das outras reitorias nao tem nada a ver com a UNE, que esta aparelhada há mto anos pela UJS e nao consegue organizar as lutas estudantis e que eh rejeitada por boa parte dos estudantes
essa eleicao do dce vai tensa...

Carol Ornellas disse...

hahahaha

agora eu gostei,
até um artigo do petta!
fiiino!

nossa,
chorei de emoção!
como ele escreve bem.

afff...
é muito aparelhamento mesmo com forças ocuuuultas!