sexta-feira, 22 de junho de 2007

Eleições empobrecidas

Faltando 4 dias para as eleições do DCE, poucos estudantes sabem que a maior entidade universitária do estado vai eleger novos dirigentes. Além de ser reflexo claro da falta de referência do diretório, esse quadro é agravado por outros fatores:

  • A conivência da Comissão Eleitoral com um processo pouco divulgado, "forçando" para baixo o número previsto de votantes. Falta organização para os debates, contato com os CA's para organização do processo eleitoral e divulgação das suas atividades. Não estou aqui criticando qualquer dos membros da comissão, mas sua orientação política central, oriunda da atual gestão da entidade, candidata à reeleição. A pergunta é: A quem interessa uma eleição com poucos votantes? Aos estudantes militantes ou aos não militantes (ampla maioria).

  • A opção por uma campanha barata e de visibilidade midiática da chapa 1, ao iniciar ao final da gestão a invasão do prédio da reitoria. Ressalto que , na minha opinião, o movimento tem uma pauta justa que merece ser amplamente discutida. O que estou criticando é o oportunismo dos dirigentes do DCE que "embarcaram" no movimento em busca de votos para as eleições

  • A pouca mobilização das demais chapas. A Chapa "da Geral" por ser oriunda de um movimento novo, esbarra na pouca experiência de seus membros com um processo dessa natureza, no caráter "não militante" de seus membros e na dificuldade financeira. Vale ressaltar que entre os pactos firmados no movimento, um dos principais é o de "não perder aulas, estágio ou emprego para fazer campanha". Apesar desta postura reforçar o caráter legitimamente estudantil de nosso movimento, coloca-nos em desvantagem com as chapas formadas por estudantes militantes que não dependem de estarem em salas de aula ou em seu trabalho.

São idéias minhas...Vamos à discussão...

Leonardo Lopes de Oliveira - Comunicação Social - Chapa 3

7 comentários:

Thiago Peixoto disse...

FAle a verdade! não tente justificar o afastamento da LUTA dos estudantes! enquanto rolava o Rock da chapa da Geral os estudantes estavam reunidos em assembleia na Reitoria pra definir os Rumos do movimento ! Chapa bancada pela reitoria e pela fundação privada nao pode estar inserida na luta dos estudantes mesmo! Fora Gustavo Peta da UFES! UJS !

Unknown disse...

Que dia é a votação pro DCE e onde? Sabia que estava pra acontecer no final desse mes, mas para por ai o que eu sei...

Léo Lopes disse...

Resposta ao Thiago:

Ô meu broder...não fale assim. Não é mentindo que você vai conseguir êxito na sua luta! Vamos lá. 1º - Não tente me obrigar a participar do seu movimento. Não estava na assembléia porque não sou do OcupaUFES. Tenho um conjunto de opiniões sobre o assunto, que podemos ir discutindo se lhe interessar 2º - Nossa chapa é bancada por contribuições de amigos e simpatizantes, conforme publicaremos aqui mesmo nesse blog na nossa prestação de contas, dentro do prazo estabelecido pelo Regimento Eleitoral. E ainda por parte da renda auferida com a venda da cerveja no Reggae da Geral. Desafiamos todas as chapas a fazerem o mesmo! A propósito, não queremos sua antipatia por nossa criatividade. 3º - Não entendi a parte do Gustavo Petta =\

É isso aí! Continue comentando! Esse espaço é pra isso! Good Vibes!

Raphael disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raphael disse...

Bom, tô achando que a CHAPA DA GERAL é, na verdade, chapa de 1 homem só.

Não sei se a sua OPINIÃO PESSOAL conta no caso.

respondendo...

1) A comissão eleitoral é formada por integrantes oriundos de todas as forças políticas existentes na UFES, inclusive um membro da UJS, o partido "Da Geral". Engraçado é que eu nunca nem vi a pessoa em questão.

2) Não entendo o oportunismo em apoiar (incodicionalmente) um movimento legítimo. Não sei onde o DCE ganhou, em apoio político, com isso. Muito pelo contrário, os estudantes, por desconhecimento do assunto, acham tudo muito "engajadinho". Discurso até aproveitado por vocês para as eleições.

Agora sinceramente... Pseudo-engajado pra mim é a UNE. Nunca vi pseudo-engajamento maior. O governo federal autoriza, a UNE faz passeata. O Lulla manda, a UNE obedece. E a UJS ainda se considera movimento estudantil de esquerda. Vai ser pseudo-engajado lá na p&¨#*

3) Concordo com a pouca mobilização das demais chapas. Mas
a culpa no caso é do descaso com o processo eleitoral e não a pouca experiência ou coisa do gênero.

O que falta é vontade mesmo. Uma gestão "Da Geral", pelo visto, pode virar gestão "De Ninguém".

Carol Ornellas disse...

midiático é realmente um expressão bela.
e nós (chapa 1) somos os gênios do marketing pessoal!

arrasou!
que comentário belo, detentor da verdade absoluta nunca existente!

aff...
fala sério!

Léo Lopes disse...

Carol, é só a minha opinião...
Não precisa ficar brava!!!
É só escrever a sua!!!!!
;)
Good Vibes!